sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIA MUNDIAL DO DESENHISTA

alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5594679153434361906" />




15 de Abril
Portal do Ilustrador
http://ilustradores.ning.com/forum/topics/dia-mundial-do-desenhista
“A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci
(em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade.”
A proposta do PORTAL DO ILUSTRADOR é movimentar esta data que representa um importante reconhecimento do nosso trabalho. Independente da área de atuação, traço ou estilo, queremos que o desenhista faça sua parte mostrando que este país tem muito mais profissionais, amadores e iniciantes nessa área do que se imagina.

A Proposta
Faça um encontro dos desenhistas da sua cidade no dia 15 de abril de 2011 (sexta-feira). Pode ser em um bar, restaurante, praça, casa de um amigo ou qualquer outro lugar, o importante é reunir os desenhistas (lembre-se que mais de uma pessoa já faz uma grande festa) e comemorar a data. Tirem fotos e enviem para o Portal do Ilustrador, criaremos um tópico especialmente sobre o Dia Mundial do Desenhista para divulgar todas as manifestações.
Faça também um vídeo, pode ser caseiro, queremos ouvir o que os desenhistas têm a dizer sobre a profissão. Na filmagem, responda as perguntas e declare-se:
- O que é ser desenhista para você? O que você mais aprecia na profissão?
Todos os vídeos serão postados no Portal do Ilustrador e, após o recebimento de todo o material, editaremos e faremos um “mini documentário”, que será divulgado na internet e ganhará o mundo!!!"

BLOG DO MEU AMIGO SIQUEIRA
http://siqueirarts.blogspot.com/2011/04/dia-mundial-do-desenhista.html

CAFE COM NANQUIM
http://cafecomnanquim.wordpress.com/2011/04/08/dia-mundial-do-desenhista-no-portal-do-ilustrador

BLOG DO PLEDRO LUNA NO JB
http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php
HUMBERTO PESSOA:
"Retratistas fiéis da realidade, autores de desenhos abstratos, caricaturistas, chargistas, ilustradores em geral, arquitetos, desenhistas projetistas. Não importa a especialidade, hoje o mundo homenageia esses profissionais que encantam com os seus traços. .
"Numa folha qualquer eu desenho um Sol amarelo. E com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo. Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva. E se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva". Basta um lápis e uma folha de papel nas mãos de um desenhista para entender de onde veio a inspiração de Toquinho para a música 'Aquarela'. Afinal, a arte de transformar linhas, curvas, riscos e rabiscos em imagens compreensíveis (ou não, como é o caso dos desenhos abstratos), faz que o mundo comemore hoje o Dia Mundial do Desenhista.
A data escolhida remete ao nascimento do mestre italiano Leonardo da Vinci (em 1452), que usava o desenho como instrumento para compreender a realidade. Porém, essa manifestação estética já se expressava desde a pré-história, quando os homens a utilizavam com um contexto tribal-religioso. Nesse período acreditava-se que as imagens desenhadas nas cavernas e pedras possuiam alma própria e eram capazes de se tornarem reais, ou seja, o desenho estava mais ligado a um ritual místico do que a um meio de expressão.
Conforme os conceitos artísticos foram se separando da religião, durante a Antiguidade, o desenho foi conquistando o seu espaço e se consagrando como disciplina. Mas foi apenas com o período artístico conhecido como Renascimento que se iniciou uma preocupação com a sistematização da perspectiva. Nesse contexto o desenho se tornava elemento básico da criação artística para se obter a obra final - sendo seu domínio quase uma virtude secundária frente às outras formas de arte.Além de Leonardo da Vinci, artistas como Michelângelo Buonarroti e Albrecht Dürer são importantes representantes da arte renascentista.
Parabens!"
http://www.humbertopessoa.com
http://humbertopessoa.blogspot.com

ARTLECTOS E POS-HUMANOS
De Edgar Franco
http://www.marcadefantasia.com

FIERRO NO BRASIL
http://www.zarabatana.com.br
Lançamento Fierro Brasil
Hoje, sexta, 15 Abril
19:30
Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Loja das Artes
Av. Paulista 2073
Fone 11 3170-4033

BLOG DO DANILO
http://evilking.net/2011/04/14/lancamento-do-livro-fierro-brasil/
Presenças de Danilo Beyruth, Eloar Guazelli, Gustavo Duarte e do especialista em HQ argentina e autor de Bienvenido – Um passeios pelos quadrinhos argentinos, Paulo Ramos.

REVISTA O GRITO
http://www.revistaogrito.com/page/blog/2011/03/03/fierro-brasil-saira-no-final-do-mes-pela-zarabatana/
Uma das revistas de maior prestígio no universo das HQs, a argentina Fierro, terá sua versão brasileira lançada no final deste mês. A informação é do Blog dos Quadrinhos, que teve acesso ao material da primeira edição. Com lançamento da Zarabatana, a “Fierro Brasil” terá 160 páginas e formato álbum.
Participam desta edição, os brasileiros Danilo Beyruth, Gustavo Duarte, Santiago, Adão Iturrusgarai, Fábio Zimbres e Eloar Guazzelli. As outras histórias serão materiais publicados nas edições argentinas desde 2006.

IMPULSO HQ
Lancamento em Brasilia foi no mes passado.
http://impulsohq.com/tag/fierro

terça-feira, 5 de abril de 2011

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

De volta às charges e aos Blogs





BLOG NOVO
Estas charges (e muitas outras) são postadas e comentadas pelo meu amigo do peito, o jornalista pra lá de bem informado, Elias Aredes. Foram anos trabalhando e gargalhando no Depto de Imprensa do Sinergia em Campinas. Leiam o recado dele e sigam o Blog:
"Pessoal:
Ao conversar com meu velho amigo de guerra, o chargista Bira Dantas decidimos que era hora de juntarmos forças na internet
Começamos a partir de hoje um blog em que este nobre e pobre escriba fará os textos e ele ficará encarregado das ilustrações.
Será um espaço para abordar os dois assuntos que gosto, estudo e aprecio: politica e futebol. Lógico, livros, músicas e leituras também serão bem vindos.
Para todo mundo lembrar fácil, batizei o blog com o seguinte nome: http://www.bolacomgravata.wordpress.com
O antigo endereço meu vou preservar por causa dos textos antigos mas ele não será desativado...
Espero que gostem
Vou tentar sempre fazer um texto por dia...Claro, sempre com a ilustração preciosa do Bira."

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mulheres nos Quadrinhos


Recebi o toque do Angelo France (meu ex-aluno, excelente ilustrador, caricaturista e parceiro em algumas caricas e cartuns)
http://angeloartes.spaces.live.com/
sobre este evento na web: homenagem às mulheres, personagens de HQs.
http://ladyscomics.com/2010/09/28/esse-convite-e-pra-voce
Adorei a ideia e entrei em conatato com as meninas. Fui convidado a fazer a minha ilustra. Segue aí. É uma homenagem a todos que criaram personagens femininas.
Rian (Nair de Teffé) que foi o nome da Escola de Arte do Gualberto e do Jal no fim dos anos 70, Ciça, Fortuna, Luiz Sá, Miguel Paiva são mestres queridos.
Mas quero falar em especial de Henrique Magalhães, da editora Marca de Fantasia, Anita e de Paulo Monteiro.
Henrique:
Este lutador paraibano, merece a homenagem, não só pelo trabalho de gigante, pela editora, pelo resgate da história e do apoio ao Quadrinho nacional...
http://www.marcadefantasia.com
Merece pela sua personagem de tiras, Maria!!!!!!!!!!!!!!!
É um presente pra todas mulheres e homens que são meio coração mole, como eu...
Paulo Monteiro, grande colega que dividiu o Sindiluta (boletim diário do Sindicato dos Químicos de São Paulo) comigo. Exemplo de criatividade, sensibilidade e coragem. Elaborou personagens operários com uma inventividade digna do Henfil. É uma honra ser seu parceiro, inclusive no recente Gibi do Matuzalém, candidato do PT.
Anita Costa, uma outra tirista corajosa, que nada contra a corrente e mostra que não tem medo. Nem de cara feia. E sempre que me encontra, é de uma delicadeza, uma gentileza, que comovem.
Realmente os coloco num panteão especial, com Rian, Ciça, Anita, Henfil, Miguel Paiva, Luiz Sá, Fortuna.
Espero aumentar esta homenagem, tem Angeli, Marcio Baraldi, Ziraldo, Mauricio de Souza, e até eu (que criei a Maria dos Remédios pro Sindiquim SP).
Criar personagens mulheres e libertárias é um ato de coragem.
Assim como o é criar personagens negros, operários, sem-terra.
Numa sociedade machista, branca, preconceituosa, elitista, conservadora, hipócrita, ver que alguns Quadrinhistas rompem com a mente colonizada e colonizadora, é um alento!
Parabéns a todos que rompem com a mediocridade!

PARABÉNS ÀS MULHERES BRASILEIRAS, QUE TIVERAM DUAS MULHERES CONCORRENDO, E AGORA TÊM UMA MULHER PARA VOTAR PRA PRESIDENTE!
Há 78 anos atrás, as mulheres brasileiras não podiam nem votar!
Vocês podem imaginar o que é isso?
As mulheres eram vítimas, não só do abuso do marido, da sociedade, dos patrões, mas de toda uma mentalidade que ia da Justiça à crença religiosa.
E essa mesma discriminação se mostra forte nesta eleição.
Mentiras, boataria, preconceito puro e simples contra a candidata que ousou se levantar contra séculos de perversa dominação.
Antes dela, um operário, fez a mesma coisa.
E foi bem sucedido!
Mas com o mesmo custo: sendo discriminado, vilipendiado, difamado.
Apesar de toda esta campanha sórdida da imprensa brasileira, tem 96% de aprovação e é bem falado em todo mundo.
Uma bofetada na cara da mídia.
E, com a ajuda dos setores progressistas da sociedade, vai romper com o preconceito e fazer sua sucessora, que deverá continuar o processo de transformação do Brasil, de um gigante adormecido, no GIGANTE que já é.
VIVA A MULHERADA BRASILEIRA!

domingo, 3 de outubro de 2010

Apuração na TV 48 horas

http://www.revistaforum.com.br/blog/